sábado, 14 de março de 2009

Perdas e Ganhos


Muitos especialistas em questões sentimentais afirmam que a 'fase da paixão' de um casamento dura em torno de dois anos. Até lá, os casais estão em eterna lua-de-mel. Defeitos são ignorados, a ansiedade atrapalha a visão racional, questões importantes são jogadas a segundo plano, a impulsividade pulsa forte. Tudo em nome do amor. Mas, segundo esses mesmos especialistas, o amor de verdade só será descoberto após a 'ressaca'. Quando, por exemplo, um homem começar a enxergar os defeitos de sua esposa, quando a razão voltar a ter voz, quando as luzes da realidade voltarem a ser acesas, e ele, já não mais tão 'cego', aceitar continuar sua vida ao lado da mulher com quem se casou, é porque existe amor de verdade. Caso contrário, tudo foi uma paixão de 'Carnaval'.

Há três anos eu começei a faculdade de Jornalismo. No início da lua-de-mel entre eu e a carreira, tudo era maravilhoso. Não havia absolutamente nada de errado. O Éden havia renascido. Eram flores que brilhavam de emoção. Nada podia deter o meu entusiasmo. Nada podia deter meus planos. E assim foi por bom tempo. Mas, queiram ou não, acreditem ou não, as luzes da realidade foram acesas. Como que um aparelho de raio x, fui vendo tudo o que está dentro desta carreira. Tudo. Meu entusiasmo diminuiu. Confesso que levei um susto. A visão não era nada boa. E foi aí que veio a mais importante resposta que eu tive até hoje na minha vida profissional : eu amo o meu curso. Não era uma paixão de Carnaval. Era, e é, amor. Com todas as decepções que eu tive e tenho neste curso, afirmo que o amo. Que se voltasse no passado mil vezes, mil vezes escolheria a mesma carreira. Jornalismo não é só pra quem tem a vocação ou o desejo. É, acima de tudo, para quem pode . Ninguém escolhe o Jornalismo, é o Jornalismo que escolhe a pessoa. Esse curso é diferente de todas as carreiras do mundo. É uma ilha rebelde no mar. É um Estado independente. A melhor definição para organizar as carreiras acadêmicas é as separando por áreas. Humanas, Exatas e Biológicas, é a definição atual das áreas acadêmicas. Mas o certo mesmo seria Humanas, Exatas, Biológicas e Jornalismo, que é único e não pode se enquadrar junto com as demais carreiras, simplesmente porque a carreira jornalística é diferente de TUDO, formando assim uma área acadêmica própria.

Mas nem tudo são flores nessa ilha. E, como eu disse, a paixão acabou. O entusiasmo também. Como é possível não se entristecer com a ridícula guerra de egos no Jornalismo ? com a vaidade a milésima potência ? com as redações fazendo estagiários de gado e os diplomados ganhando menos que vendedor de loja ? simplesmente impossível. Esse tipo de mundo não é pra mim. Não mesmo. Não é porque se ama algo ou alguém que se é obrigado virar fantoche do mesmo. Por isso, depois de muito pensar, decidi o tipo de jornalista que quero ser, e que vai ao contrário de todas as questões levantadas neste parágrafo. Quero e vou ser acadêmico. Quero fazer várias especializações e mestrado. Quero trabalhar com pesquisa. Longe de redações. Bem longe. E não pára por aí. Como a carreira acadêmica não dá sustento nem estabilidade suficientes, precisarei de outra ocupação. Que se chama emprego público. De preferência na minha área, lógico. Mas, em caso de emergência, pode ser em outra área. Isso mesmo, concurso público mais vida acadêmica. É isso que eu quero, é isso que eu farei, é isso que me fará feliz. Nada compra a tranquilidade e a felicidade de se trabalhar com o que gosta tendo um emprego estável. Não era isso que eu desejava há três anos atrás, mas naquele tempo eu ainda estava em lua-de-mel... . Desde já só tenho um objetivo : estudar, estudar e estudar, me preparando para o futuro. Nada de estágio( quem quiser me chamar de preguiçoso, fique à vontade), porque só atrapalha a vida de estudante ao tomar -muito- seu tempo e também porque não desejo entrar no pavoroso e cruel Mercado de Trabalho. Quero é estudar, ler, aprender coisas novas, me preparar da melhor forma. Até porque conhecimento nunca é demais. Cultura é algo que nunca cansa. Seja na universidade, vendo um filme, lendo um livro ou revista, aprendendo novos idiomas, estudando a sociedade, etc... . Tudo isso me dá muito, mas muito mais prazer do que um furo de reportagem, ser correspondente internacional ou conseguir uma entrevista exclusiva com o Chico Buarque( entre outros vips), feitos que são considerados prêmios no Jornalismo.

E assim vou eu, feliz e satisfeito comigo mesmo pela esperança de um futuro bom, de uma vida digna e feliz. Mais feliz ainda por estar consciente e satisfeito do que eu realmente quero e que me faz feliz. A paixão acabou sim. Mas sobrou a esperança.

Um comentário:

Lucas Alvares disse...

Na verdade, o orgástico da coisa é se fazer o que gosta. Tem gente que gosta de não ter horários, de levar porrada, e até de ganhar pouco. Há caminhos para todos.