domingo, 29 de março de 2009

A Casa da Benção


A Igreja é a casa de Deus, diz o senso comum. Lá Ele mora, e eu acredito nisso, assim como mora em todos os outros lugares, já que é onipresente. A questão é que muitos esquecem que a Igreja é a casa de Deus, mas é habitada por homens. E, como tudo que é habitado pela criatura, não é perfeita e é passível de desentendimentos. Já vi igrejas se tornarem verdadeiras Casas da Mãe Joana. Mas, segundo reza a cartilha de muitos, a Igreja não é só a casa de Deus, mas é também a casa da benção.

Se alguém acredita em Deus, mas não frequenta a Sua casa, não é tão fiel assim e, talvez, nem acredite em Deus, porque quem acredita e teme a Deus não abandona o lar divino. E quem não comunga não pode ser abençoado. Pouco importa se a pessoa tem caráter, é íntegra, honesta e pratica os valores divinos em sua vida. Não estando no rebanho, nada vale. Só merece o bem não quem o pratica, mas quem vai à Igreja.

Isso tudo que foi levantado aqui não está na Bíblia, nem em livro nenhum. Está no pensamento arcaico de muitos. É um pensamento que machuca, que é cruel e, acima de tudo, injusto. Não é a frequência à um culto religioso que molda o caráter de uma pessoa, porque muitos são cordeirinhos dentro de um templo, mas fora são verdadeiros lobos. Essa teologia( com T minúsculo mesmo) de que só é feliz e abençoado quem congrega dominicalmente é mais uma invenção absurda dos homens. Já passou da hora de parar de pregar essa mentira. O fiel, seja ele de que religião for, tem que ir à Igreja por desejo próprio, pelo que à Igreja verdadeiramente é, e não porque 'se-não-for-não-será-feliz'. Pouco adianta sentar 40, 50 anos no banco de uma igreja e ser uma pessoa sem caráter e sem integridade.

Eu , como cristão que sou, repudio e sempre repudiarei essa falsa doutrina de condicionar felicidade à frequência eclesiástica. Vou à Igreja porque gosto, porque me sinto bem e não pra buscar bençãos. Vou à Igreja pelo que ela é, e não pelo que ela supostamente tem a oferecer. A única benção que busco na Igreja é cultuar a Deus. Ele é a verdadeira benção.

2 comentários:

Lucas Alvares disse...

Excepcional texto e reflexão, o seu melhor aqui. Deus está, acima de tudo, na prática íntegra e desapegada da honestidade.

itej disse...

Legal que Deus ti abençõe.